fbpx
galeria fotos wordpress

Como criar uma Galeria de Fotos no WordPress

Então comprou uma nova câmara digital e quer partilhar as suas fotos com o mundo? Mas como é que pode adicionar essas imagens numa galeria em grelha em vez de uma imagem de cada vez? Neste artigo, vou mostrar como é fácil criar uma galeria de imagens no WordPress, que faz com que as suas fotos sejam ainda melhores.

Vamos começar…

O WordPress torna super fácil adicionar imagens aos seus artigos de blog e páginas. Você apenas tem de clicar no botão “Adicionar multimédia” e fazer o upload das suas imagens.

No entanto, se estiver a adicionar várias imagens, todas essas imagens vão aparecer uma após a outra. Não parece que seja a melhor forma de apresentar as imagens, além de que os seus utilizadores vão ter de fazer scroll “infinito”para vê-las todas.

Ao criar uma galeria, pode exibir imagens num layout em grelha com colunas e linhas. Você pode mostrar miniaturas das suas imagens, e os utilizadores podem clicar nelas para ver a imagem completa.

Desta forma, pode mostrar mais fotos em menos espaço, e ficará com um aspecto muito mais profissional.

O WordPress vem com uma função de galeria integrada que muitos utilizadores não conhecem. Pode também usar os plugins do WordPress para criar galerias de imagens ainda mais robustas que ficam ótimas em todas as resoluções dos vários dispositivos móveis.

Dito isto, vamos dar uma olhadela em como criar facilmente uma galeria de imagens no WordPress.

Criar uma Galeria de Imagens

WordPress vem com um recurso interno que permite criar uma galeria de imagens. Este recurso é muito básico e não tem muitas opções, mas faz o trabalho.

Veja como pode criar uma galeria de imagens no WordPress sem usar um plugin.

Primeiro, precisa editar o artigo ou a página onde pretende adicionar a galeria de imagens. Na quadro de edição de artigo, clique no botão ‘Adicionar multimédia’ para fazer upload das suas imagens.

adicionar multimédia
adicionar multimédia

Em seguida será exibido o carregador de multimédia do WordPress onde pode clicar no botão ‘Selecionar ficheiros’ para fazer upload das suas fotos. Também pode seleccionar as fotos que enviou anteriormente para a biblioteca de media.

Depois de carregar e seleccionar as suas imagens, clique no link “criar galeria” da coluna da esquerda.

criar galeria wordpress
criar galeria

Em seguida, precisa clicar no botão ‘Criar uma nova galeria’

criar nova galeria
criar nova galeria

O carregador de media mostrará as imagens seleccionadas com as configurações da galeria. Pode adicionar legendas a cada imagem da sua galeria.

Também pode seleccionar como deseja que as imagens sejam ligadas, o número de colunas e o tamanho da imagem a serem usados na galeria.

editar galeria
editar galeria

Depois de terminar, pode clicar no botão ‘Inserir galeria’.
Isto vai encerrar o popup do upload de media, e poderá ver a sua galeria de imagens no editor do artigo ou página.

 

galeria artigo
galeria artigo

Agora pode salvar ou publicar o artigo/página e visitar o seu site para ver a sua galeria de imagens em ação.

galeria de imagens
galeria de imagens

Não foi tão rápido e fácil? No entanto, se utiliza galerias de imagens com regularidade, vai perceber que esta solução não possui todas as características importantes.

Por exemplo, as suas imagens serão abertas numa nova página e os utilizadores terão que clicar no botão Voltar para ver a galeria novamente. Não é totalmente compatível com dispositivos móveis, e a aparência da galeria depende do seu tema. Na maioria dos casos obtém apenas um estilo muito genérico.

Por último, mas não menos importante, não pode organizar as suas galerias em álbuns, marcar as suas imagens, etc.
Se deseja adicionar mais galerias de imagens de aparência profissional no seu site, então deve usar um plugin especifico para o efeito como Envira Gallery.