seo amigável

O que é uma estrutura de URL SEO Friendly no WordPress

Alguma vez já se questionou qual é a estrutura de URL amigável para SEO no WordPress?

No passado, a estrutura de URL padrão do WordPress não era amigável para SEO. No entanto, isso agora mudou. Neste artigo, explicarei quais os URLs amigáveis para SEO do WordPress e como pode personalizar as suas ligações permanentes do WordPress.

O que é um URL amigável para SEO ?

Antes de avançarmos profundamente nas ligações permanentes (permalinks) do WordPress, é importante que definamos o que é um URL amigável para SEO.

Os URLs amigáveis para SEO contêm palavras-chave que explicam o artigo e são fáceis de ler por humanos e motores de pesquisa. Eles também melhoram as suas hipóteses de ficar melhor classificado nos motores de pesquisa.

Exemplo de um URL amigável para SEO:

https://www.oalfaiate.com/como-instalar-wordpress

Exemplo de um URL NÃO amigável para SEO:

https://www.oalfaiate.com/?p=10467

Por defeito, o WordPress agora usa o nome da publicação no URL, que é a estrutura de URL mais amigável para SEO.

Isto foi alterado com o lançamento do WordPress 4.2. Se instalou recentemente o WordPress, os URLs do seu site são amigáveis para SEO.

Você pode verificar facilmente as suas configurações de ligações permanentes na sua área de administração do WordPress.

Compreender a página de ligações permanentes

No WordPress, os links das páginas são chamados de Permalinks (abreviação de ligações permanentes). Verá o termo estrutura de permalink e estrutura de URL sendo usada de forma intercambiável.

A primeira coisa que precisa fazer é visitar a página de ligações Permanentes na sua área de administração do WordPress.

Basta clicar em Opções no menu admin e, em seguida, clicar em Ligações Permanentes. Desta forma terá acesso a uma página que se parece com:

wordpress permalinks

Como pode ver, existem várias opções disponíveis.

  • Genérica
    https://www.oalfaiate.com/?p=123
  • Dia e nome
    https://www.oalfaiate.com/2017/06/14/exemplo-de-artigo/
  • Mês e nome
    http://www.oalfaiate.com/2017/06/exemplo-de-artigo/
  • Numérica
    https://www.oalfaiate.com/arquivo/123
  • Nome do artigo
    https://www.oalfaiate.com/exemplo-de-artigo/
  • Estrutura personalizada
    Escolha a sua própria estrutura de URL usando as tags disponíveis.

Deixe-me explicar estas opções um pouco, e quão úteis são para utilizadores e SEO.
A primeira opção que é chamada genérica costumava ser a estrutura de URL padrão do WordPress. Esta não é uma opção amigável para SEO.

A opção de dia e nome é um pouco amigável em SEO, pois tem o nome da publicação. No entanto, com datas, o URL fica muito longo. Mas, o mais importante, depois de algum tempo, o seu conteúdo aparece desatualizado, mesmo se atualizá-lo regularmente. Da mesma forma, a opção mês e nome também corre o risco de ficar desatualizada.

Agora, se tem uma publicação de notícias, então vai querer que as datas no seu URL exibam a atualidade e melhorem a experiência de utilizador.

Na minha opinião, estas duas estruturas são boas apenas para sites de notícias. Sites de empresas e negócios devem evitá-lo.

A opção Nome do Artigo é a mais amigável em SEO porque é curta e bonita.
Se estiver a criar uma publicação maior, então você pode usar uma estrutura personalizada que também pode ser amigável em SEO.

No meu website, uso uma estrutura de permalink Nome do Artigo, por forma a ser amigável SEO.

Criar uma estrutura de URL personalizada com tags disponíveis

Existem muitas outras combinações que pode criar usando tags. Aqui está uma lista de tags que pode usar para criar a sua própria estrutura de URL personalizada:

  • %year% – O ano da publicação, quatro dígitos, por exemplo, 2016.
  • %monthnum% – Mês do ano, por exemplo, 05
  • %day% – Dia do mês, por exemplo, 28
  • %hour% – Hora do dia, por exemplo, 15
  • %minute% – Minuto da hora, por exemplo, 43
  • %second% – Segundo do minuto, por exemplo 33
  • %postname% – Uma versão sanada do título do post (campo post slug no painel Editar Art/ Página). Por exemplo, se o título da sua publicação for  “Este é um otimo post”, será convertido em este-é-um-ótimo-post no URL.
  • %post_id% – O único ID # do post, por exemplo 423
  • %category% – Uma versão sanada do nome da categoria (campo de slug de categoria no painel Nova / Editar categoria). Sub-categorias aninhadas aparecem como diretórios aninhados no URL.
  • %author% – Uma versão sanada do nome do autor.

Não esqueça de clicar no botão Salvar alterações depois de escolher a sua estrutura permalink.
Assim que pressionar o botão Salvar alterações, o WordPress atualizará automaticamente o arquivo .htaccess e o seu site começará imediatamente a usar a nova estrutura de URL.

Aviso: Nota Importante para Sites Online

Se seu o site estiver online há mais de 6 meses, então, não altere a sua estrutura de permalink.

Ao alterar a sua estrutura de permalink num site online, vai perderá todas as suas partilhas nas redes sociais e correrá o risco de perder o seu ranking de SEO existente.

Se necessitar de mudar a sua estrutura de permalink, então contrate um profissional, para que ele possa configurar redireccionamentos adequados. Você ainda perderá as suas contagens de partilhas sociais nas páginas.

Há apenas uma excepção a esta regra. Se o seu site estiver a utilizar os URLs simples, então, independentemente da idade, você deve atualizar a estrutura do URL para melhorar o SEO. Sim, ainda perderá as contagens de partilha social, mas os benefícios superam isso.